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quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Pontos de partida para qualização


Pontos de partida para equalização

Eu acho que o ponto de partida para fazer uma equalização é conhecer as frequências, sem isso fica muito difícil equalizar um instrumento ou voz. Claro que nada substitui o ouvido humano, mas juntando isto à teoria fica mais fácil, veja na imagem as frequências fundamentais e harmônicas dos principais instrumentos:
Tabela de frequência dos instrumentos e vozes

Mas e o tal Ponto de Partida, o que é isso?
Ponto de partida é uma configuração já pronta, ou um ajuste programado, esses ajustes e configurações são conhecidos como presets. O preset não pode ser usado como uma configuração final, já a equalização vai depender de muita coisa, coisas como instrumento, microfone, sala, equipamento e softwer de gravação e etc.
Bom, esse presets são facilmente encontrados na internet e a maioria dos plugins de equalização já vem com alguns presets. Mas o ideal é você fazer os seus presets de acordo com as suas gravações, e para isso é necessário saber algumas coisas sobre as freqüências e o equilíbrio das frequências.
É interessante também evitar que os instrumentos embolem na mixagem, ou seja, se dois instrumentos trabalham na mesma freqüência, tente atenuar certa freqüência em um e acentuar no outro. Por exemplo: sabemos que o baixo e o bumbo trabalham na mesma região de freqüência, então para não embolar eu procuro acentuar as freqüências por volta de 60hz no bumbo e atenuar essa mesma frequência no baixo, e acentuo por volta de 80hz no baixo e atenuo a mesma freqüência no bumbo, o ideal é que um instrumento complete o outro.
Vamos ver então como algumas freqüências atuam na equalização:
Entre 50hz e 60hz
Pancada no bumbo.
O “Boom” no contrabaixo.
Entre 100hz e 200hz
Punch em caixa de bateria.
Acentuar muito pode deixar o som sujo.
Atenuar demais pode deixar a mix opaca.
Entre 200hz e 500hz
Geralmente, acentuando-se essa região, conseguimos corpo em guitarras, piano e vocais.
Se acentuar muito, o som pode ficar sujo.
Se atenuar demais, pode ficar magro.
Entre 500hz e 1000hz
Esta região é onde encontramos o corpo de muitos instrumentos, por isso ela é complicada para se conseguir uma boa equalização.
Se acentuar muito, pode deixar a voz nasal.
Se atenuar muito, pode deixar o som sem presença, magro.
2khz
Deixa guitarras e vocais mais agressivos, além de dar mais clareza.
Se acentuar muito, pode deixar o som irritante.
Se atenuar muito, pode deixar o som suave e sem impacto.
Entre 5khz e 10khz
Acentuando, conseguimos clareza e mais vida aos instrumentos.
Se acentuarmos muito, podemos deixar o som áspero e irritante.
Se atenuarmos muito, deixamos o som sem presença.
16 kHz
Região muito usada em pratos, para dar brilho.
Muito acentuada, pode deixar o som artificial.
Muito atenuada, deixa o som abafado.
Bom, era isso.
Abs!