Pesquisar este blog

sábado, 24 de agosto de 2013

O equalizador na Mixagem



O equalizador na Mixagem
Acredito que o equalizador seja junto com o compressor as duas ferramentas mais importantes em uma mixagem, eu vou tentar falar um pouco nesse post sobre o equalizador e posteriormente eu falo sobre compressor em outro post.
Primeiramente eu quero deixar minha opinião: Eu acho que se um instrumento ou uma voz foi bem captado e bem gravado, vai precisar pouco ou quase nada de equalização. Às vezes se o áudio foi bem captado e bem gravado, você pode acabar estragando o que já está bom. E outra coisa é a importância de não se mixar os instrumentos separadamente, isso porque isoladamente o som de um instrumento pode até ficar bom, mas quando se junta os outros instrumento geralmente não soa legal, então o ideal é mixar tendo uma visão geral da música, e não uma visão isolada de cada instrumento.
Bom, mas o que é exatamente equalizar? Muita gente trabalha principalmente acentuando algumas frequências, eu na maioria das vezes prefiro atenuar as freqüências indesejadas, com isso eu tiro as freqüências indesejadas e já acentuo as outras frequências.
Mas quais freqüências cortar ou atenuar e quais eu devo acentuar?
Eu começo cortando as frequências abaixo de 40hz e acima 15khz, isso porque o nenhum instrumento trabalha nessas freqüências, tudo que foi captado abaixo de 40hz e acima de 15khz é sujeira, para isso eu uso o filtro High Pass, ou low cut, que é a mesma coisa. Bom na verdade os pratos, o chimbal e algumas vozes tem harmônicos  acima de 15khz, mas nos outros instrumentos eu corto tudo acima de 15khz.
Obs.: high pass = deixar passar as altas frequências e low cut = cortar as baixas freqüências, então low cut e high pass significam a mesma coisa, da mesma forma que high cut e low pass  também significam a mesma coisa. Ou seja, se você ouvir ou ler que se deve fazer low cut em 40hz significa corta as frequências abaixao de 40hz, e fazer high pass em 40hz significa deixar passas as frequências acima de 40hz,  o que dá no mesmo. A diferença está só na nomenclatura, em alguns softwares você vai ver low cut e high cut e em outros você vai ver low pass e high pass.
Bom, voltando ao assunto, o baixo e o bumbo trabalham na mesa faixa de frequência, entre 50hz 100hz, tirando esses dois instrumentos, na maioria você pode cortar abaixo de 100hz.
A parte da limpeza está pronta, agora é que a coisa fica séria. Agora precisamos encontrar as frequências indesejadas em cada instrumento. Como fazer isso?
Eu, ajusto o equalizador com um “Q” bem estreito aumento a frequência perto de 8 db e começo a varrer ao redor dela.
Obs.; “Q” significa a área de frequência em que o equalizador vai atuar, quanto mais estreito o “Q”, menos frequências vizinhas às que você selecionou serão afetadas.
Dessa forma eu encontro a frequência que está me incomodando. Aí é só inverter a situação, ou seja, diminuir o ganho que era de 8db para -8 db, isso atenua a frequência que incomoda, se for o caso, você pode reduzir o ganho totalmente para eliminar de vez essa frequência.
Era isso. Abs!