Mixagem de bumbo |
Para quem não sabe, a frequência principal do bumbo está por volta de 60hz e a dos harmônicos, por volta de 4khz. Eu digo por volta, pois depende do instrumento que foi tocado e do equipamento que de gravação usado. É fundamental saber as frequências de cada instrumento para fazer uma mixagem: O grave fica perto de 60hz, é o ataque, perto de 4khz.
As frequências variam de acordo com o tamanho do
bumbo, microfone, ambiente de gravação, cabos, pesa de som. Softwer de gravação
e etc. Mas um bumbo bem captado geralmente
tem essas características.
O grande problema é deixar o bumbo em sintonia
com o contrabaixo, já que os dois atuam na mesa região de frequência. Uma das
funções da mixagem é exatamente separar as freqüências e no caso de bumbo e
baixo é fundamental, senão o bumbo embola com o baixo. Geralmente eu deixo a freqüência
principal do bumbo em 60hz e a do contrabaixo e 80hz ou 100hz, dependendo da
necessidade e do tipo de música.
É claro que o baixo tem que ter essa frequência
de 60Hz, pois é aí que está seu corpo, então eu não vou cortar tudo abaixo de
80hz por exemplo, o que eu procuro fazer é atenuar as freqüências por volta de
60hz e acentuar por volta de 80hz, 90hz ou 100hz dependendo da musica. E no
bumbo eu faço o contrário do baixo, acentuo 60hz a atenuo 80hz a 100hz.
Outra coisa importante na mixagem é o vazamento
das altas no bumbo. Eu geralmente corto acima de 8khz, para não embolar com o
som do chimbal, que trabalha nessa região de freqência. Geralmente coloco um
compressor para dar mais presença no bumbo, mas isso depende se eu quero mais
presença ou não.
Os parâmetros que uso como ponto de partida para mixar
são esse:
Equalização:
+3dB em 60Hz
-3dB em 80Hz
-5dB em 290Hz
+4dB em 4kHz
Low
cut/High pass em 30hz
High
cut/low pass em 8khz
Compressão:
Ratio: 4:1
Attack: 4ms
Release: 250ms
Threshold: Não reduzir mais que 8db.
Como todos sabemos, não existe receita de bolo,
então isso é só um ponto de partida.
Abs!